Venda de Novos Produtos


Você certamente já deve ter passado por isso. Lançamento de produto sempre é um desafio. A meta de colocação, a capilaridade, as incertezas. Abaixo você poderá avaliar os perfis clássicos dos clientes e os respectivos comportamentos do consumidor frente à adoção de um produto de lançamento.

Inovadores: São pessoas dispostas a correr riscos. Costumam absorver bem a maioria dos lançamentos.

Líderes de Opinião: São também classificados como os “primeiros a comprar”. São líderes de opinião e por isso detém vasto poder de influência no mercado já que são percebidos como modelos a imitar.

Seguidores: Adotam os novos produtos após perceberem que estes já fazem parte da rotina de compra dos “líderes de opinião”.

Habituados: Estes adotam o produto novo no momento em que percebem que a novidade já virou rotina e que o produto já é consumido em massa.

Conservadores: São os consumidores excessivamente apegados aos produtos antigos. Costumam adotar os produtos novos só depois que já passaram da moda.

O percentual de pessoas que no fim do processo decide-se pela compra divide-se da seguinte forma:

Inovadores 2,5%
Líderes de Opinião 13,5%
Seguidores 34%
Habituados 34%
Conservadores 16%