Indicador de vendas da Mastercard registra alta de 3,3% no varejo em setembro


As vendas no varejo brasileiro aumentaram 3,3% em setembro na comparação com igual mês de 2016, segundo o indicador SpendingPulse, da Mastercard. Esse foi o quinto crescimento consecutivo nesta base de comparação, destaca a empresa. No terceiro trimestre, a média de expansão foi de 3,2%, que, por sua vez, é superior à alta de 1,1% verificada de abril a junho.

O economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima, afirma que foi possível perceber que a perspectiva de queda da taxa de desemprego e a ligeira melhora no crescimento salarial impactou positivamente as vendas do varejo, com um gradativo aumento na concessão de crédito. “Por mais que haja algumas incertezas do ambiente econômico atual, ainda mantemos a perspectiva de melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses”, estima Fukushima.

Entre os setores, supermercados, artigos farmacêuticos e móveis e eletrodomésticos mantiveram avanço acima do indicador total, enquanto artigos de uso pessoal e doméstico, vestuário e combustíveis tiveram desempenho inferior à média.